quarta-feira, 24 de março de 2010

- A evolução da Geografia -

O hábito do nomandismo levava as populações pré-históricas a percorrer grandes distâncias passando por lugares onde as estações do ano, a vegetação, o relevo e os rios eram muito diferentes, o que permitiu um maior conhecimento da superfície do planeta.
Na antiguidade, tornou-se comum no Egito a prática da medição de terras e ao que tudo indica, a geodésia se originou com os egípcios.

- Curiosidade: a primeira pessoa a calcular a circunferência da terra com bastante precisão para a época e a dividi-la em meridianos foi o grego Erastóstenes (276 a.C - 194 a.C). Ele calculou em 39.350 Km a circunferência da terra - a medida correta é de 40.110 Km, no Equador e chegou à conclusão de que a terra é redonda.

- Lembrete: coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias (paralelos e meridianos) que servem para localizarmos um ponto ou um acidente geográfico na superfície terrestre.
Os paralelos são linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador (0°). Existem 180 paralelos, sendo 90 no hemisfério norte (hemisfério setentrional ou boreal) e mais 90 ao sul do Equador (hemisfério sul, austral ou meridional).
- Os meridianos são semicírculos imaginários traçados sobre a terra de pólo a pólo. Existem 360 meridianos, 180 a leste (hemisfério leste ou oriental) e 180 a oeste de Greenwich (hemisfério oeste ou ocidental), que é o meridiano de 0° (cada meridiano corresponde a 1°).
Através dos paralelos e meridianos determinamos a latitude, que é a distância em graus de um lugar até o Equador - e a longitude - distância em graus até o meridiano de Greenwich (0°).

-Dica de leitura: Raízes do Brasil - Sergio Buarque de Holanda.

O Blog está aberto, para reclamações e sugestões de postagens. Em caso de dúvida deixe-a como comentário.




Um comentário:

  1. Parabéns!!!
    Meu amor mais uma nova conquista,
    que seu blog seja produtivo e bem aceito...
    Siga firme e forte, que seus planos prosperem.

    Beijos, te amo!!

    ResponderExcluir